sábado, 31 de dezembro de 2011


Sondas da Nasa entrarão na órbita lunar no Ano Novo



Missão Grail começará a estudar a gravidade da Lua na noite do dia 31 de dezembro

iG São Paulo | 30/12/2011 17:30

Foto: Nasa

Ilustração mostra como as sondas Grail vão mapear a gravidade lunar
As duas sondas de prospecção espacial da missão Grail (acrônimo em inglês para Laboratório de Recuperação de Gravidade e Interior) chegarão no Ano Novo à órbita da Lua, de onde explorarão o interior do satélite, de acordo com a agência espacial americana.

A primeira sonda, a Grail-A, começará a orbitar a Lua às 19h21 de Brasília de 31 de dezembro, seguida pela Grail-B, que fará o mesmo em 1 de janeiro em torno de 22H05 GMT (20H05 de Brasília), informou a Nasa em um comunicado. Elas acionarão seus foguetes para diminuir a velocidade de modo que fiquem submetida à gravidade da Lua a 56 quilômetros da superfície lunar.

Leia também:
EUA lançam sondas gêmeas para estudar a Lua
Nasa divulga imagens inéditas da superfície lunar
Modelo matemático indica que Terra pode ter tido duas Luas
Magma da Lua contém tanta água quanto o terrestre
Empresas privadas disputam prêmio para chegar à Lua

"Embora desde a década de 1970 tenhamos enviados mais de uma centena de missões à Lua, inclusive duas nas quais os astronautas caminharam sobre sua superfície, a verdade é que há muitas coisas que não sabemos sobre a Lua", disse em teleconferência de imprensa Maria Zuber, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pesquisadora-chefe do programa GRAIL.

As duas sondas, que possuem o tamanho de uma máquina de lavar e foram avaliadas em 500 milhões de dólares cada, foram lançadas no dia 10 de setembro. As duas sondas levaram três meses para percorrer os quase quatro milhões de quilômetros que separam a Terra da Lua, sendo que o trajeto normal tripulado leva em torno de três dias para chegar ao satélite. A trajetória maior, além de cortar custos por usar um foguete menos potente, permitiu aos cientistas testar os dispositivos das sondas.

Grail-A e Grail-B traçarão um mapa da gravidade da Lua medindo os efeitos desta força sobre suas trajetórias orbitais. "Entre as muitas coisas que não sabemos sobre a Lua é por que o lado oculto é tão diferente do lado visível", declarou Zuber referindo-se ao hemisfério lunar que não pode ser visto da Terra. "A resposta deve estar no interior da Lua", acrescentou a pesquisadora, explicando que a missão de estudo começará em março e deve durar 82 dias, embora os cientistas tenham pedido à Nasa que a estenda até dezembro.

A missão não está restrita aos cientistas e acadêmicos: cada uma das sondas Grail, impulsionadas por energia solar, está equipada com quatro câmaras que serão operadas por grupos de estudantes de nível médio. "Mais de 2.100 escolas em todo o país se registraram para este programa", comentou Zuber.

A Nasa chamou a missão Grail como "uma viagem ao centro da Lua" já que a medição da força de gravidade permitirá a construção de "mapas" de cem a mil vezes mais precisos sobre o interior de satélite que os obtidos até agora.

Durante a missão, as sondas orbitarão a uma distância, uma da outra, de 200 quilômetros e, segundo os cientistas, as mudanças regionais na gravidade lunar farão com que diminuam ou aumentem levemente sua velocidade. Isto, por sua vez, modificará a distância que as separa e os sinais de rádio transmitidos pelas sondas medirão as variações menores.

Desta forma, os pesquisadores poderão criar mapas do campo de gravidade. Com esses dados, os cientistas poderão deduzir o que há debaixo da superfície lunar com suas montanhas e crateras, e poderiam entender melhor por que o lado oculto da Lua é mais abrupto que o lado visto desde a Terra.

Outro dos mistérios que a missão poderá revelar, segundo Zuber, é se a Terra teve em outro tempo uma segunda lua menor. Há astrônomos que acreditam que algumas das marcas na superfície da Lua são resultado de uma colisão com um satélite menor.

(Com informações da EFE e AFP)

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Satélite da Nasa capta formação de ilha no Mar Vermelho, perto do Iêmen (Postado por Lucas Pinheiro)


Uma combinação de duas imagens divulgadas pelo satélite Earth Observing-1 da agência espacial americana (Nasa) mostra atividade vulcânica no Mar Vermelho, com mais de uma erupção. No dia 23 de dezembro, apareceu uma nova ilha na região das Ilhas Zubair, conjunto de pequenas ilhas na costa oeste do Iêmen. A região faz parte da falha do Mar Vermelho, onde as placas tectônicas da Arábia e da África se separam e novas crostas oceânicas se formam regularmente.

(Foto: NASA EARTH OBSERVATORY/AFP)

sábado, 24 de dezembro de 2011


Google cria doodle para comemorar o Natal


Página de buscas se especializou em criar animações especiais em datas comemorativas

O Google vem se especializando em criar animações especiais para datas comemorativas, os chamados doodles”. Evidentemente, o Natal não poderia passar despercebido. A companhia colocou no ar, em sua página inicial, uma bela arte natalina.



Na página, aparecem vários botões sob o logotipo do Google. Ao clicar em qualquer um deles, as letras que formam o nome da empresa são substituídos por símbolos natalinos. Após clicar em todos, é executada uma versão instrumental de “Jingle Bells”, a canção-símbolo do Natal. Pouco depois, a página é direcionada à busca com as palavras “boas festas”, como o pequeno jogo de Pac Mancriado em maio do ano passado, em homenagem aos 30 anos do clássico game. 


Outro doodle que fez sucesso foi a guitarra interativa em comemoração ao guitarrista americano Les Paul, que faria 96 anos se estivesse vivo, em junho deste ano. O logo se transformou em uma guitarra interativa, que podia ser tocada ao passar o cursor em cima das cordas


O sucesso foi tão grande que o Google criou uma página permanente para o instrumento virtual.


google-e-todos-os-seus-doodles:

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Iluminação de Natal dá cores a prédios e quadras de Brasília (Postado por Lucas Pinheiro)

A capital do país está iluminada para receber o Natal. Lâmpadas coloridas e projeções especiais controladas por computador iluminam prédios públicos, comércio e as quadras residenciais de Brasília.

Nas árvores, moradores de várias quadras instalaram luzes nos troncos e nos galhos e nos jardins, os espaços são ocupados por presépios e figuras religiosas. Pontos turísticos da cidade, como a Torre da TV, milhares de pequenas lâmpadas foram instaladas, formando correntes de luz.

A Esplanada dos Ministérios ganhou cascatas de luz, que dão um colorido diferente ao prédios. No Congresso, a luz verde destaca a arquitetura de um dos mais conhecidos símbolos de Brasília. O primeiro shopping da cidade, o Conjunto Nacional, foi envolvido por microlâmpadas brancas,que dão uma aparência de caixa de presente ao prédio.

Nas sedes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, luzes controladas por computador formam imagens e mensagens de boas festas.

Quadras residenciais
Nas quadras residenciais das asas Sul e Norte da cidade, as luzes dão contornos às fachadas e jardins. Os moradores dos blocos residenciais se juntam, com o apoio das prefeituras das quadras, para produzir a decoração de Natal. Uma das mais tradicionais e enfeitadas é a quadra 211, na Asa Sul.


Há dez anos, ela é considerada uma das quadras com a iluminação mais bonita. O bloco I é um dos mais enfeitados. De acordo com Ranieri Ramalho, encarregado do prédio, o trabalho começa no final de outubro, quando os moradores fazem a reciclagem das lâmpadas.

Ramalho conta que turistas internacionais têm visitado a quadra para admirar a iluminação. "No domingo, eu estava trabalhando e recebi coreanos e angolanos. Eles me disseram que foram lá porque ouviram comentários nas embaixadas", disse.

A prefeita da quadra, Deusa Barbosa, incentiva a decoração e mobiliza os moradores e funcionários dos prédios. Os moradores fazem contribuições em dinheiro para a decoração e ajudam na confecção dos presépios e dos símbolos natalinos que enfeitam as áreas verdes da quadra.



Concurso Fotográfico da National Geographic premia melhores imagens ao redor do mundo


As 14 fotos foram escolhidas entre as 20 mil enviadas

Shikhei Goh/National Geographic Photography ContestMostrar miniaturas
Anterior1 de 14Próxima
Share this Gallery

A revista National Geographic divulgou as imagens vencedoras do Concurso Fotográfico de 2011. As 14 fotos foram escolhidas entre as 20 mil enviadas por participantes de 130 países. O concurso anual premia as melhores fotos de amadores de profissionais nas categorias Pessoas, Lugares e Natureza. Esta imagem de uma libélula foi a vencedora do Grande Prêmio e da categoria Natureza do Concurso Fotográfico de 2011 da revista National Geographic. A foto foi feita nas Ilhas Riau, na Indonésia. "Quando me preparei para fazer a foto dela, começou a chover. Decidi tirar a foto assim mesmo", disse o fotógrafo, Shikhei Goh.
  • últimas notícias
  • 23/12/2011 19:59 - reuters.com
    Por Ryan Vlastelica NOVA YORK, 23 Dez (Reuters) - O Standard & Poor's 500 ficou positivo para o ano e fechou sua terceira semana de ganhos em quatro nesta sexta-feira, com ações estendendo o rali depois de uma série de dados ...
  • 23/12/2011 19:30 - reuters.com
    A Portobello informou nesta sexta-feira que celebrou com a empresa de revestimentos cerâmicos Eliane um memorando de entendimentos para associação entre as companhias para formar uma empresa líder em revestimentos cerâmicos no Brasil e uma das ...
  • 23/12/2011 18:52 - reuters.com
    RIO DE JANEIRO, 23 Dez (Reuters) - A M.Dias Branco anunciou nesta sexta-feira a aquisição da Pelágio Participações e da J. Brandão Comércio e Indústria, por até 240 milhões de reais, segundo informou por meio de fato relevante. As empresas ...
  • 23/12/2011 17:25 - reuters.com
    SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em alta nesta sexta-feira, após uma sessão de pouca volatilidade e volume reduzido antes do Natal. A moeda norte-americana subiu 0,23 por cento, a 1,8579 real para venda. A taxa Ptax, ...

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Caça cai logo após decolagem na Índia, mas pilotos escapam (Postado por Lucas Pinheiro)


 Destroços de caça Sukhoi-30 MKI da Força Aérea da Índia que caiu nesta terça-feira (13) em Wadegaon, próximo a Wagholi, subúrbio da cidade de Pune. A queda ocorreu logo após a decolagem, da base aérea de Lohegaon. Os dois pilotos conseguiram se ejetar a tempo (Foto: AP)

domingo, 11 de dezembro de 2011

MSN no Painel do Paim

Clique no seguinte LINK:

http://br.msn.com/?ocid=iehp

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ivete Sangalo volta aos palcos em 28 de dezembro na BA, diz assessoria (Postado por Danuza Peixoto)

 

Cantora esteve internada em Salvador se recuperando de meningite viral.
Show adiado no interior de São Paulo teve nova data divulgada.



Do G1 BA


Ivete Sangalo no Hospital Aliança (Foto: Reprodução/TV Bahia)Ivete Sangalo aparece no Hospital Aliança
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
A cantora Ivete Sangalo retorna aos palcos no dia 28 de dezembro, em Porto Seguro, região sul da Bahia, após se recuperar de uma meningite viral que a deixou internada por mais de 72 horas no Hospital Aliança, em Salvador. Dois shows marcados para os dias 7 e 10 de dezembro, em Recife (PE) e São Bernardo do Campo (SP), foram adiados.
A assessoria de imprensa da artista divulgou que o show no interior de São Paulo terá como nova data o dia 15 de janeiro. A apresentação em Recife ainda não foi remarcada.
A cantora Ivete Sangalo recebeu alta médica na tarde de quarta-feira (7). A recomendação dos médicos é para que a artista fique em repouso por cerca de 20 dias. "Assumi um compromisso com a equipe médica de que vou manter o repouso", disse Ivete antes de deixar o hospital.
saiba mais

    Apoio
    Aguardada pelos fãs que faziam vigília em frente ao hospital e cantavam os sucessos da cantora, Ivete chegou a brincar. "Minha gente isso aqui é um hospital", disse. "Para ficar doente é preciso ter saúde e isso eu tenho", completou.
    Ainda abatida, mas brincando com os fãs que estavam do lado de fora do hospital, ela explicou como passou desde a descoberta da doença. "Os dois primeiros dias foram difíceis por causa da dor de cabeça, uma dor fulminante que eu nunca tinha sentido. Por isso a minha preocupação", comentou a cantora.
    Perguntada se o desconforto havia sido contornado, ela confirmou e explicou também que foi adotada toda cautela na hora do diagnóstico. "Passou a dor. Eu vinha tomando um antibiótico por causa de uma inflamação de garganta, por isso a espera para um diagnóstico mais preciso", explicou. "Fizemos uma punção ontem, o fato de eu estar ainda internada é que a punção na coluna gera dor de cabeça também", disse.

    terça-feira, 6 de dezembro de 2011

    Patrícia Poeta estreou com "tranquilidade", diz Bonner (Postado por Danuza Peixoto)


     
    Patrícia Poeta no seu primeiro dia na bancada do 'Jornal Nacional'. Foto: TV Globo/Divulgação Patrícia Poeta no seu primeiro dia na bancada do 'Jornal Nacional'
    Foto: TV Globo/Divulgação

    Ainda com os letreiros subindo ao final do Jornal Nacional desta terça-feira (6), William Bonner correu para o Twitter para comentar a estreia de Patrícia Poeta na bancada do programa. "A competência e os votos de boa sorte se juntaram. E a Patrícia Poeta estreou no #JN com a tranquilidade de quem sabe o que faz. Parabéns!", escreveu.
    Após a passagem de bastão entre Fátima Bernardes e Patrícia Poeta no programa de segunda-feira (5), os telespectadores ficaram curiosos em ver a estreia da ex-apresentadora do Fantástico na atração. Em poucos minutos de programa, as hashtags #JornalNacional e #PatríciaPoeta foram direto ao topo dos Trending Topics Brasil.
    "No início do #JornalNacional a gente já sente diferença, sente o perfil da #PatriciaPoeta, o jeito dela apresentar", opinou @vinimazzinghy. Mas teve internauta que não gostou dessa diferença "Não vou me acostumar com a #PatriciaPoeta no lugar da Fátima Bernardes", comentou @Raffaella_Curti.
    Dos comentários irônicos sobre a estreia de Poeta, sobrou até para seu novo visual. "Quanto mais se 'sobe' no jornalismo da Rede Globo, mais cortam seu cabelo. Ano que vem #PatriciaPoeta vai estar de Chanel", brincou @EuPedroBatista. A jornalista mudou o visual para sua estreia no programa

    sábado, 3 de dezembro de 2011

    Compradores lotam região da Rua 25 de Março no 1º sábado de dezembro (Postado por Lucas Pinheiro)

     Consumidores lotaram a região da Rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, neste sábado (3), o primeiro do mês de dezembro. Desde o início de novembro, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) bloqueia o trânsito de veículos em um trecho da Rua 25 de Março para facilitar a circulação dos compradores. A medida faz parte da Operação Natal (Foto: Ricardo Lou /News Free/AE)

    sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

    Grevistas do Judiciário protestam em frente à casa de Peluso (Postado por Danuza Peixoto)

     
     
    Manifestantes alteraram canções do Balão Mágico e de Toquinho para cobrar providências de Peluso em favor de reajustes para a categoria. Foto: Gabriel Perline/Terra Manifestantes alteraram canções do Balão Mágico e de Toquinho para cobrar providências de Peluso em favor de reajustes para a categoria
    Foto: Gabriel Perline/Terra

      Gabriel Perline
      Direto de São Paulo
      Ao som de Balão Mágico e Toquinho, cerca de 40 grevistas do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sintrajud) armaram um protesto pacífico por volta das 16h30, em frente à residência do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, localizada no Planalto Paulista, bairro da zona sul de São Paulo.
      A classe reivindica reajuste salarial que, segundo os manifestantes, não acontece desde julho de 2006. "Temos um projeto, o 661309, que está parado na Comissão de Finanças e Tributação e a gente precisa da intervenção do ministro para que seja feito um acordo com a presidente Dilma e seja aprovado no Congresso Nacional. Desta forma, teremos a reposição salarial, que é uma garantia constitucional", disse o técnico judiciário Cleber Aguiar, um dos líderes da manifestação.
      Sem previsão de reajuste para o próximo ano, os trabalhadores pretendem se manter em greve até que alguma posição seja tomada pelo governo. "Estamos há 63 dias em greve, mas tem Estados que estão há seis meses e a gente não tem uma resposta. O retorno do governo é 0% de reajuste. Estamos há cinco anos com zero e a previsão que nos deram é de mais um ano de 0%. A gente não aguenta", comentou Cleber, que estará com seu grupo na próxima semana em um acampamento que será armado na Praça dos Três Poderes, em Brasília. "Para poder fazer valer a Constituição Federal, que garante a reposição anual da inflação", justificou.
      Os manifestantes levaram microfone e caixas de som, grudando cartazes e mensagens em frente à casa do ministro e parodiando as músicas Superfantástico, do grupo Balão Mágico, e Você Abusou, de Toquinho. "Venha lutar meu amigo / sem a sua ajuda eu fico na mão / Vamos formar a corrente / tentar andar pra frente / na nossa missão / Todas as pessoas já sabem/ que a greve é necessária / é preciso união / Mesmo você com função / é preciso aderir / para aumentar a pressão / Servidor, por que não está aqui? / quero carregar você no arrastão!", diz uma das canções.
      Peluso não atendeu aos manifestantes, que ironizaram o fato de terem sido ignorados pelo ministro. "O senhor é tão mal educado que nem nos convidou para tomar um cafezinho", gritou um dos membros do grupo ao microfone. O protesto terminou por volta das 17h, deixando inúmeros papéis espalhados pela rua.

      quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

      Ajudado por amigos, agricultor retira serpente de 8 metros de rio em MS (Postado por Lucas Pinheiro)

      Um agricultor retirou, com ajuda de amigos, na quarta-feira (30), uma sucuri de oito metros de comprimento que estava às margens de um rio na zona rural de Sonora, a 351 quilômetros de Campo Grande. Segundo o trabalhador rural Antônio Marcionílio, de 50 anos, a presença do animal assustava as pessoas que passavam pelo local, e por isso ele resolveu removê-la.

      Antônio conta que amarrou uma corda na sucuri e chamou quatro homens para puxá-la. Uma égua ajudou na tração. A serpente foi solta em uma área de mata.