sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Iluminação de Natal dá cores a prédios e quadras de Brasília (Postado por Lucas Pinheiro)

A capital do país está iluminada para receber o Natal. Lâmpadas coloridas e projeções especiais controladas por computador iluminam prédios públicos, comércio e as quadras residenciais de Brasília.

Nas árvores, moradores de várias quadras instalaram luzes nos troncos e nos galhos e nos jardins, os espaços são ocupados por presépios e figuras religiosas. Pontos turísticos da cidade, como a Torre da TV, milhares de pequenas lâmpadas foram instaladas, formando correntes de luz.

A Esplanada dos Ministérios ganhou cascatas de luz, que dão um colorido diferente ao prédios. No Congresso, a luz verde destaca a arquitetura de um dos mais conhecidos símbolos de Brasília. O primeiro shopping da cidade, o Conjunto Nacional, foi envolvido por microlâmpadas brancas,que dão uma aparência de caixa de presente ao prédio.

Nas sedes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, luzes controladas por computador formam imagens e mensagens de boas festas.

Quadras residenciais
Nas quadras residenciais das asas Sul e Norte da cidade, as luzes dão contornos às fachadas e jardins. Os moradores dos blocos residenciais se juntam, com o apoio das prefeituras das quadras, para produzir a decoração de Natal. Uma das mais tradicionais e enfeitadas é a quadra 211, na Asa Sul.


Há dez anos, ela é considerada uma das quadras com a iluminação mais bonita. O bloco I é um dos mais enfeitados. De acordo com Ranieri Ramalho, encarregado do prédio, o trabalho começa no final de outubro, quando os moradores fazem a reciclagem das lâmpadas.

Ramalho conta que turistas internacionais têm visitado a quadra para admirar a iluminação. "No domingo, eu estava trabalhando e recebi coreanos e angolanos. Eles me disseram que foram lá porque ouviram comentários nas embaixadas", disse.

A prefeita da quadra, Deusa Barbosa, incentiva a decoração e mobiliza os moradores e funcionários dos prédios. Os moradores fazem contribuições em dinheiro para a decoração e ajudam na confecção dos presépios e dos símbolos natalinos que enfeitam as áreas verdes da quadra.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial