segunda-feira, 7 de janeiro de 2013


'Não acho que foi o meu melhor ano', diz Messi após vencer Bola de Ouro

Atacante argentino faturou o prêmio pela quarta vez na carreira, obtendo um recorde

ZURIQUE - Eleito o melhor jogador do mundo pelo quarto ano seguido, Lionel Messi acredita que não mostrou todo o seu potencial em 2012, ano em que acumulou recordes pelo Barcelona e brilhou na seleção argentina. "Não acho que este foi o meu melhor ano", afirmou o atacante, momentos antes de receber a Bola de Ouro pela quarta vez, novo recorde na história da premiação da Fifa.
"Houve outros anos melhores, nos quais conseguimos muito mais coisas", declarou, se referindo às campanhas anteriores, e mais premiadas, do Barcelona. Em 2012, o time catalão venceu apenas a Copa do Rei, foi vice-campeão espanhol e chegou à semifinal da Liga dos Campeões. Para efeito de comparação, o Barcelona foi campeão europeu, espanhol e mundial em 2011.

Leia também:
Com 18 votos, Neymar fica em 13º lugar no ranking

Mas, enquanto seu time tinha dificuldade em levantar troféus em 2012, Messi brilhava em campo, acumulando feitos individuais. Em março, se tornou o maior artilheiro da história do clube em partidas oficiais, com 233 gols. Nos meses seguintes, superou o recorde de gols em apenas uma edição do Campeonato Espanhol (50) e da Liga dos Campeões (14).
No segundo semestre, deixou para trás a marca histórica de 85 gols em apenas um ano, feito de Gerd Müller, em 1972. Ao alcançar 91 gols em 69 jogos, em 2012, o argentino não só superou o alemão, como desbancou Pelé (75 gols em 1958) pelo caminho. Além disso, brilhou liderando a seleção da Argentina nas Eliminatória da Copa do Mundo.
Por tudo isso, o atacante de 25 anos venceu novamente a Bola de Ouro da Fifa, nesta segunda-feira. "Para dizer a verdade, isso é realmente muito inacreditável. É o meu quarto prêmio. É grande demais para palavras...", comentou Messi, ao receber o prêmio das mãos do italiano Fabio Cannavaro, vencedor em 2006.
Messi agradeceu seus companheiros do Barcelona, em especial Andrés Iniesta, seu concorrente na disputa pelo prêmio. "Eu gostaria de agradecer aos meus outros colegas de Barcelona. Iniesta, é ótimo treinar e jogar ao seu lado. Eu também gostaria de reconhecer todos os meus amigos na seleção argentina. Todo mundo que trabalhou comigo, os treinadores", declarou o jogador, que não deixou de lembrar seu filho Thiago, nascido em 2 de novembro. "E também a minha mulher e meu filho. Obrigado."

Veja como foi a cerimônia de premiação da Bola de Ouro da Fifa:

1 de 25
Lionel Messi foi eleito pela quarta vez consecutiva o melhor jogador do mundo em uma parceria entre a Fifa e a revista "France Football". Na cerimônia de gala anual da Fifa, o atacante argentino recebeu o troféu Bola de Ouro em uma votação com técnicos e capitães de seleções nacionais e jornalistas especializados.
Feliz com 'casamento', Valdomiro garante que fica na Lusa em 201


domingo, 6 de janeiro de 2013

Posse de novos prefeitos muda constelação partidária


DE SÃO PAULO

A posse dos novos prefeitos por todo o Brasil na semana passada trouxe um novo alinhamento ao sistema político-partidário nacional. O videográfico abaixo mostra como ficou a nova configuração após as eleições de outubro de 2012.
Os números mostram que o PT, que até 2008 era o segundo com o maior eleitorado, conquistou a prefeitura de São Paulo e agora é o maior planeta partidário, com 27,6 milhões de eleitores.

Assista ao vídeo em dispositivos móveis
Acompanhe a programação da TV Folha pelo Facebook
Veja todas as reportagens do programa "TV Folha" aqui

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial