Egito News (Painel do Paim) - (N. 358 da série de 599 Blogs do Coronel Paim - (O Porta-Voz)
Você pode acessar, diariamente, o MSN, ler suas notícias atualizadas e ver suas fotos, independentemente de nossas postagens neste Blog. Basta clicar no LINK do MSN que está situado ao lado direito desta página, logo abaixo dos LINKS "Google News" e "edsonpaim.com.br". Estes três LINKs conduzem o leitor às últimas Notícias dos Municípios, dos Estados, do País e do Mundo, neles publicadas. CONFIRA!
sábado, 26 de fevereiro de 2011
Dieta rica em GORDURAS POLI-INSATURADAS e em nutrientes FUNCIONAIS, os assim chamados POLIFENÓIS, influenciam a NEUROGÊNESE – ou seja, o nascimento (ou o surgimento, ou a produção) de neurônios no cérebro.
Além disso, uma dieta rica neste nutrientes parece também reforçar a DIFERENCIAÇÃO dos diferentes tipos de NEURÔNIOS, que exercem diferentes funções cerebrais.
Esta foi a conclusão de estudos realizados por pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona.
Camundongos alimentados com uma dieta rica em ácidos graxos poli-insaturados e polifenóis apresentaram uma maior proliferação de neurônios no bulbo olfatório e no hipocampo, regiões do cérebro comumente comprometidas em doentes que sofrem com Alzheimer. A doença de Alzheimer é uma das principais doenças neurodegenerativas, principalmente em idade avançada, e que compromete processos de memória e aprendizado.
Durante o desenvolvimento do cérebro, células-tronco geram diferentes tipos de células neuronais: neurônios, astrócitos e oligodendrócitos. Até os anos 1960 se acreditava que após a infância não surgiam mais neurônios no cérebro, e que o número destes apenas diminuía com o passar dos anos. Todavia, atualmente se sabe que os neurônios continuam a surgir durante a fase adulta. A capacidade de neurogênese do cérebro é limitada a duas áreas: o bulbo olfatório e o hipocampo (área relacionada à memória e aos processos de aprendizado). Embora o ritmo da neurogênse (formação de neurônios) diminua com o passar dos anos e principalmente quando da ocorrência de doenças neurodegenerativas, sabe-se que a diminuição da neurogênese pode ser evitada com uma dieta saudável e com exercícios físicos.
Segundo a pesquisa, uma dieta rica em substâncias antioxidantes – função exercida por ambos polifenóis e ácidos graxos poli-insaturados – pode ajudar significativamente na prevenção da doença de Alzheimer, e eventualmente ajudar na boa manutenção das funções cerebrais.
Alimentos ricos em polifenóis são chá verde, uvas, soja e vegetais verdes. Ácidos graxos de excelente qualidade são encontrados nos diferentes tipos de nozes, azeite de oliva (e azeitonas), peixes oceânicos de água fria, óleos de girassol, óleo de canola.
O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade Autônoma e Barcelona, e será publicado em dezembro. A referência completa é T. Valente, J. Hidalgo, I. Bolea, B. Ramirez, N. Anglés, J. Reguant, J. R. Morelló, C. Gutiérrez, M. Boada e M. Unzeta. A Diet Enriched in Polyphenols and Polyunsaturated Fatty Acids, LMN Diet, Induces Neurogenesis in the Subventricular Zone and Hippocampus of Adult Mouse Brain. Journal of Alzheimer’s Disease, 2009; 18 (4) DOI: 10.3233/JAD-2009-1188
domingo, 20 de fevereiro de 2011
Honda apresenta a versão final do novo Civic | |||
da Redação | |||
| |||
Nos EUA, o novo Honda Civic tem carrocerias sedã e cupê Basicamente, as rodas diminuíram de tamanho e os parachoques ganharam desenho mais convencional, sem a aplicação de LEDs. Como sempre, a Honda manteve a identidade do Civic, mas o modelo tem evoluções na carroceria, no interior e no conjunto mecânico. As laterais têm ombros mais definidos e que culminam e uma traseira mais contundente, com lanternas que não invadem a tampa do porta-malas. A dianteira manteve quase os mesmos traços, porém ficou mais fluida com o uso de faróis espichados. O interior tem painel redesenhado, porém ainda dividido em dois andares, marca registrada da atual geração. A gama de motores tem mudanças. A versão topo Si passa a usar um 2.4 de 203 cv (cavalos) de potência, como adiantado por Interpress Motor, combinado com câmbio manual de seis marchas. Disponível com as duas carrocerias tem parachoques e grade distintos dos modelos mais mansos. As maiores evoluções estão nas laterais e na traseira As demais versões usam o atual 1.8 16V de 140 cv, assim como as novas variantes HF - com melhorias aerodinâmicas para diminuir o consumo – e a nova GX, movida a gás natural . Nestas, há somente a opção de câmbio automático de cinco velocidades. O Civic Hybrid continua em linha e combina um motor 1.5 com uma unidade elétrica em um total de 110 cv. Tem câmbio CVT e consumo médio de 19,2 km/l. LEIA TAMBÉM: Celta e Prisma 2012 chegam com mudanças pontuais. BMW bate recorde de vendas na América Latina. Fusion híbrido participa do teste dos 30 dias. Chevrolet Camaro chega por R$ 185 mil. Sucessor do Stilo, Bravo parte de R$ 55.200. Peugeot começa as vendas do crossover 3008. Dirigimos em primeira mão o Mercedes ML 350 CDI; veja. Professor Pasquale testa Fiat 500; veja galeria. Siga Interpress Motor no Twitter. Maioria se informa sobre carros pela internet. Anuncie em Interpress Motor. Peça aqui sua proposta. Compare preços no Shopping Interpress Motor. Quer receber o boletim Interpress Motor? Cadastre-se |
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Máscaras de Tiririca vendem mais do que as de Lula
Marcelo Sayão/EfeDono de popularidade lunar, Lula enfrentará no Carnaval um rival inesperado: Tiririca.
As máscaras do palhaço-deputado têm, por ora, mais saída do que as do ex-soberano.
Chama-se Condal a fábrica de “rostos”. Opera no Rio. Foi fundada há 53 anos pelo espanhol Armando Vallés.
Hoje, o negócio é gerido pela mulher dele, Olga Gibert. A que se deve o sucesso de Tiririca?
Para Olga, o personagem reúne uma “mistura explosiva”: humor e política. Algo que orna com a folia.
Sob ameaça de Tiririca, Lula ainda não foi desbancada por Dilma. Vão às prateleiras 20 mil máscaras do patrono. Da pupila, apenas 6 mil.
- Siga o blog no twitter.
Escrito por Josias de Souza às 04h08
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Marta Suplicy ‘corta’ o microfone de Eduardo Suplicy
Lula Marques/Folha
Eleitas vice-presidentes da Câmara e do Senado, a deputada pemedebê Rose de Freitas e a senadora petê Marta Suplicy estrearam.
As duas presidiram sessões vespertinas nesta quinta (3). Na Câmara, exceto pela novidade do comando feminino, nada de inusual.
No Senado, deu-se algo inusitado. Marta decidiu impor aos colegas os rigores do regimento.
Senhora do tempo, Marta foi rigorosa na administração do relógio. Mediu todos os discursos.
Revelou-se especialmente draconiana com o ex-marido, Eduardo Suplicy (PT-SP), que escalou a tribuna para defender o terrorista italiano Cesari Battisti.
Suplicy excedeu-se no tempo. Marta admoestou-o uma, duas, três vezes. Súbito, decretou:
"O último minuto, senador, porque já foi prorrogado várias vezes. Agora, vamos para mais um minuto e encerramos".
A felicidade conjugal, como se sabe, é algo extremamente difícil. Quando existe, é pós-conjugal. No Senado, nem isso.
- Siga o blog no twitter.
Escrito por Josias de Souza às 20h34