segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Pijama de Getúlio Vargas é restaurado após 55 anos

Do UOL Notícias
No Rio de Janeiro
O pijama de seda que o presidente Getúlio Vargas usava no dia da sua morte foi restaurado e voltará a ser exposto no Museu da República, no Rio de Janeiro, a partir do dia 24 de agosto, quando o suicídio do político, que governou o país em duas oportunidades (1930-1945 / 1951-1954), completará 55 anos. A peça foi retirada do local no dia 9 de dezembro do ano passado para sua primeira restauração.

* Divulgação



O buraco de bala e a mancha de sangue podem ser vistos no bolso esquerdo do pijama



O buraco de bala e a mancha de sangue podem ser vistos na altura do bolso esquerdo do pijama listrado. A diretora do museu, Magali Cabral, vai exibir a peça em uma vitrine e, desta forma, os visitantes poderão observar pela primeira vez a parte de trás, onde ainda há uma grande mancha de sangue. Antes da restauração, a peça era mostrada ao público apenas estendida sobre uma plataforma.

A museóloga Helena Lúcia Antunes foi a responsável pela restauração. Após três meses de exibição, a peça será guardada em condições mais apropriadas na reserva técnica do palácio, e o público não terá mais acesso.
UOL Celular

Miss Universo 2009 sai para venezuelana de 18 anos



Miss Universo 2009 sai para venezuelana de 18 anos


/>

Larissa Costa não ficou nem entre as 15 finalistas.


No ano passado uma venezuelana também venceu o concurso. Assim que foi proclamada Miss Universo, Stefania Fernandez recebeu a coroa de diamantes e rubis de mãos da também venezuelana Dayana Mendoza, Miss Universo 2008.

O Brasil não vence o concurso desde 1968, quando a baiana Martha Vasconcellos derrotou 64 concorrentes para ficar com a coroa. Alem dela, só a gaucha Ieda Maria Vargas foi Miss Universo - em 1963, quando, então com 18 anos, faturou a 12ª edição do concurso.

Neste ano, a brasileira Larissa Costa era uma das favoritas, mas nem chegou a ficar entre as 15 finalistas.

As cinco finalistas foram as candidatas da República Dominicana, da Austrália, de Porto Rico, de Kosovo e da Venezuela (confirmada vencedora posteriormente).

Além do Miss Universo, o concurso premiou a candidata mais simpática. O prêmio de Miss Simpatia foi para a candidata da China.

domingo, 23 de agosto de 2009

Candidatas do Miss Universo 2009 abrem mão de prazeres pela coroa



23.ago.09/Matt Petit/Efe
Larissa Costa durante desfile de biquíni em uma das etapas do Miss Universo em Paradise Island, nas Bahamas

da Efe, em Nassau

Comer uma sobremesa mais encorpada, matar tempo ou ficar na cama por mais algumas horas são alguns dos prazeres que as 84 candidatas à coroa de Miss Universo 2009 têm de que renunciar durante a estada nas Bahamas, onde acontece o concurso.

A Miss Brasil 2009, a potiguar Larissa Costa, é uma das favoritas da premiação, que será transmitida, no Brasil, pela Band, a partir das 21h50.

Com os nervos à flor da pele, as aspirantes ao reinado de Miss Universo vivem as horas finais antes da escolha da vitoriosa na cerimônia final deste domingo, no complexo hoteleiro Atlantis, em Paradise Island, nas Bahamas. "Passamos um mês nos controlando bastante, fazendo dieta", disse à agência de notícias Efe a Miss Venezuela, Stefania Fernández, que reconheceu sua dificuldade em resistir aos doces.

"Oferecem todas essas sobremesas ótimas e não podemos comê-las", expressou Fernández, de apenas 18 anos.

Já a Miss Argentina, Johanna Lasic, 23, diz que ela e as suas companheiras dormem "muito pouco, umas quatro horas diárias", mas assume que os sacrifícios realizados valem a pena. "Estamos todas ansiosa para a cerimônia de coroação", afirmou Lasic.

Todas as 84 candidatas à coroa passaram nos últimos dias por uma série de provas para fazer parte do seleto grupo das 15 semifinalistas, o qual o júri só divulgará neste domingo. Elas tiveram que passar por entrevista na qual os membros do júri puseram a preparação, capacidade de expressão e inteligência a toda prova. As provas perante jurados também incluíram desfiles em traje de banho e gala.
23.ago.09/Matt Petit/Efe
Larissa Costa durante desfile de biquíni em uma das etapas do Miss Universo em Paradise Island, nas Bahamas
Larissa Costa durante desfile de biquíni em uma das etapas do Miss Universo em Paradise Island, nas Bahamas

Premiação

Para a abertura da competição, todas as candidatas a Miss Universo 2009, concursou que coroou a primeira ganhadora em 1952, usarão trajes desenhados pelo estilista porto-riquenho Carlos Alberto Otero Brunet.

Os mestres de cerimônias da grande festa de coroação serão Billy Bush, da revista "Access Hollywood", que já ocupou a função em 2003, 2004 e 2005, e a modelo e atriz americana Claudia Jordan, que participou do programa "O Aprendiz: Celebridades", comandado pelo magnata americano Donald Trump.

Esta é a primeira vez em que as Bahamas recebem o concurso Miss Universo, propriedade de Trump e do conglomerado NBC Universal.

Favoritas

Neste ano, a coroa parece destinada às belezas latino-americanas e asiáticas.

Na votação da preferência dos internautas, a brasileira Larissa --uma morena de olhos verdes de 25 anos e 1,77 m de altura, cabelo castanho e medidas quase perfeitas (90 centímetros de busto, 63 de cintura e 93 de quadril)-- aparecia, até a manhã deste domingo, em segundo, atrás somente da indonésia Zivanna Letisha Siregar, 20.

Outras duas asiáticas estão entre as dez mais bem cotadas: a tailandesa Chutima Durongdej; em quarto, e a vietnamita Hoang Yen Vo

sábado, 22 de agosto de 2009

Eis o Resultado de uma Guerra de Bigodes