segunda-feira, 6 de maio de 2013

Botafogo, invicto, conquista o campeonato estadual com vitória sobre o Fluminense

5/5/2013 18:29
Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro

Pela 20
Jefferson, com a taça na mão, e o escrete invencível do Botafogo
Jefferson, com a taça na mão, e o escrete invencível do Botafogo
ª vez na história centenária do Botafogo, o Glorioso conquista o Campeonato Estadual e, pela terceira vez, o alvinegro e o Fluminense disputaram a final da Taça Rio, sem que a escrita fosse quebrada: a taça, mais uma vez, seguiu para General Severiano. O título estadual também chegou antecipado, com a campanha invicta do time comandado po Oswaldo de Oliveira.
No Estádio Raulino de Oliveira, o Fogo venceu o tricolor por 1 a 0, gol de Rafael Marques aos 40 minutos do primeiro tempo, e encerrou o segundo turno com 100% de aproveitamento. O último título foi em 2010, também vencendo os dois turnos. O Botafogo, porém, só sai do estádio com o troféu do turno – o estadual só será entregue na festa de premiação dos melhores do campeonato.
Botafogo e Fluminense, até este domingo, disputaram duas vezes a final da Taça Rio, com vitória alvinegra em ambas (1997 e 2008). Em Volta Redonda, para delírio da torcida, o alvinegro conquistou sua sétima Taça Rio. O Glorioso, com a conquista na tarde deste domingo, lidera a lista dos maiores vencedores de turno desde 2004, com o atual regulamento para o Campeonato Carioca. Do total de 20 decisões, incluindo a deste domingo, foram nove taças para o Botafogo, seis para o Flamengo, duas para o Fluminense e uma para Vasco, Volta Redonda e Madureira.
Gols legítimos anulados
Os minutos iniciais da decisão foram truncados e muito brigados. Os dois times estavam com muita vontade e, às vezes, exageravam nas jogadas ríspidas. Principalmete o Fluminense. Thiago Neves recebeu cartão amarelo e Wellington Nem poderia ter sido expulso por tapa em Marcelo Mattos. Já Rhayner deu forte carrinho por trás em Lucas e não foi punido.
Aos poucos, os ânimos esfriaram e passou a ser visto mais futebol. Primeiro, com jogadas de bola parada. Aos 17, Lodeiro bateu forte em direção ao gol, Diego Cavalieri espalmou. Do outro lado, Jean cobrou falta e Marcelo Mattos conseguiu cortar de cabeça.
Os dois times, muito fortes, começaram a tentar também pelo chão. O Botafogo, ao seu estilo característico de troca de passes, movimentação e chegada dos meias. Lodeiro arriscou de longe e Cavalieri pegou. Já Carlinhos bateu cruzado e Jefferson segurou firme.
O Botafogo deveria ter ficado à frente no placar aos 28. Lodeiro deu belo passe para Rafael Marques, em posição legal, dominar e mandar para a rede. A arbitragem marcou impedimento equivocadamente. Só não ficou pior porque Jefferson fez grande defesa em chute de Rhayner, aos 31, e ainda voou para encaixar bola que bateu em Bolívar e foi para trás.
A justiça do futebol apareceu para Rafael Marques. Após o gol mal anulado, ele teve outra chance e não desperdiçou. Lucas bateu de muito longe, Dória dominou e o atacante foi esperto para marcar de perna esquerda, aos 41. Botafogo 1 x 0 Fluminense, vantagem ampliada!
Mesmo podendo jogar pelo empate e ainda vencendo, o Botafogo seguiu mais perto de marcar. Ainda no primeiro tempo, Seedorf fez boa jogada pela esquerda e cruzou, na sobra Fellype Gabriel mandou por cima.
Na etapa final, o Botafogo teve outro gol anulado, este corretamente. Logo no primeiro minuto, Seedorf cruzou e Bolívar mandou para a rede, mas estava impedido. Quando o craque tentou sozinho, em boa arrancada, o forte chute parou em Diego Cavalieri, que espalmou. Já aos 8, o camisa 10 foi ao fundo e rolou para Rafael Marques soltar uma bomba, rente ao travessão.
O domínio do jogo era do Botafogo. Soberano, o time controlava a bola, especulava contra-ataques e pouco sofria ameaças. Quando Thiago Neves teve espaço à frente da área, bateu e Jefferson fez defesa segura.
Aos 21, Seedorf voltou a apareceu em outra bela jogada, com drible da vaca em Edinho e cruzamento preciso para Lodeiro, que tentou encobrir Cavalieri e quase marcou um golaço. Já do outro lado, o susto veio quando o árbitro não marcou falta clara de Jean em Fellype Gabriel, mas Jefferson saiu muito bem nos pés de Leandro Euzébio para cortar e ficar com a bola.
A vantagem do Botafogo só não ficou ainda maior por outro erro de arbitragem. Após cruzamento da esquerda, Dória chegou para finalizar e mandar para a rede. Em vez de dar gol, o árbitro deu pênalti de Digão em Bolívar. Na cobrança, Seedorf acertou o travessão, aos 36.
O segundo gol não veio, mas o título é o do Fogão! Botafogo campeão carioca de 2013!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial