sexta-feira, 29 de março de 2013

Papa Francisco preside sua primeira Via Sacra no Coliseu


Papa Francisco preside sua primeira Via Sacra no Coliseu de Roma
Papa Francisco preside sua primeira Via Sacra no Coliseu de Roma
Roma, 29 mar (EFE).- O papa Francisco chegou está noite ao Coliseu de Roma para presidir a tradicional Via Sacra da Sexta-Feira Santa, a primeira de seu pontificado.
Francisco foi recebido pelo prefeito de Roma, Gianni Alemanno, e foi ovacionado com aplausos pelos milhares de fiéis que acompanhavam o ritual levando velas, em um ambiente de recolhimento.
A Via Sacra percorre o interior do Coliseu - o famoso anfiteatro Flavio, que lembra os sofrimentos dos primeiros cristãos -, continua em frente ao Arco de Trajano e termina na colina do Palatino.
O cardeal vigário de Roma, Agostino Vallini, leva a cruz na primeira e na última estação (14ª). Uma família italiana e outra indiana levarão a cruz na segunda e na terceira.
Um doente e três voluntários da Unitalsi - um grupo católico italiano - levarão a cruz na quarta e na quinta e dois seminaristas chineses o farão na sexta e na sétima estação.
Depois, o símbolo dos cristãos será levado por dois frades franciscanos da Custódia da Terra Santa (na oitava e na nona estação), e por dois religiosos, um nigeriano e o outro libanês, na décima e 11ª.
Na 12ª e na 13ª estações a cruz será carregada por dois jovens do Brasil, país onde será realizada a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em julho, com a presença do papa Francisco.
No final da Via Sacra, Francisco pronunciará um discurso.
As meditações das 14 estações da Via Sacra foram escritas por vários jovens do Líbano sob a direção do cardeal Becharas Boutros Rai, patriarca da Igreja Maronita, e foram solicitadas por Bento XVI após sua viagem àquele país no ano passado.
Nestas meditações, os jovens denunciam as injustiças dos poderosos, exigem liberdade religiosa e pedem aos cristãos que continuem na Terra Santa, apesar, inclusive, das perseguições que sofrem.
O Via Sacra do Coliseu romano foi instituída em 1741 pelo papa Bento XIV e, após décadas de esquecimento, voltou a ser celebrada em 1925.
Em 1964, o papa Paulo VI presidiu o ritual no Coliseu e, desde então, todos os anos o sucessor de São Pedro participa do ritual.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial