Egito News (Painel do Paim) - (N. 358 da série de 599 Blogs do Coronel Paim - (O Porta-Voz)
Você pode acessar, diariamente, o MSN, ler suas notícias atualizadas e ver suas fotos, independentemente de nossas postagens neste Blog. Basta clicar no LINK do MSN que está situado ao lado direito desta página, logo abaixo dos LINKS "Google News" e "edsonpaim.com.br". Estes três LINKs conduzem o leitor às últimas Notícias dos Municípios, dos Estados, do País e do Mundo, neles publicadas. CONFIRA!
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Francesa de 100 anos comemora seu '25º aniversário' no 29 de fevereiro (Postado por Lucas Pinheiro)
A francesa Marthe Odile Charton, de 100 anos, ganha flores após soprar as velinhas de seu 25º 'aniversário', neste dia 29 de fevereiro, na casa de retiro em que mora em Colmar. Odile nasceu em 29 de fevereiro de 1912 em Ingersheim e, por conta do fenômeno dos anos bissextos, só celebrou 25 aniversários no dia 'correto'
Após vencer Oscar, Jean Dujardin é recebido por multidão na França (Postado por Lucas Pinheiro)
O ator Jean Dujardin desembarcou na França nesta terça-feira (28) com a estatueta do Oscar em mãos. Ele venceu o prêmio na categoria melhor ator em cerimônia que aconteceu no domingo (26) em Los Angeles.
Marisa Letícia representara Lula no Sambódromo em SP
A ex-primeira dama, Marisa Letícia, irá neste sábado ao sambódromo do Anhembi representar seu marido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se recupera do tratamento de radioterapia ao qual foi submetido no combate a um câncer na laringe. A informação é do vereador José Américo (PT-SP), que esteve no camarote da Prefeitura de São Paulo, no sambódromo do Anhembi.
A ex-primeira dama assistirá aos desfiles das escolas de samba acompanhada do pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta ontem à tarde, do Hospital Sírio Libanês, onde realizou a última sessão de radioterapia no tratamento contra o câncer.
A equipe médica recomendou ao petista que não participe do desfile da Gaviões da Fiel, cujo enredo o homenageia. O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, informou ontem à tarde que o ex-presidente deve assistir ao desfile da Gaviões em casa, onde se recupera dos efeitos colaterais do tratamento médico.
Segundo ele, a tendência é de que o petista acate as recomendações da equipe médica.
Corte do carnaval de SP recebe chave da cidade (Postado por Lucas Pinheiro)
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, entregou na manhã desta quarta-feira (15) a chave da cidade à corte do carnaval paulistano. A tradicional cerimônia, que marca oficialmente o começo das festividades na capital paulista, aconteceu no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo. Kassab também vistoriou o Sambódromo, onde os desfiles do carnaval começam nesta sexta-feira (17).
Plataforma de limpeza afunda no Rio Tietê (Postado por Lucas Pinheiro)
Uma plataforma de limpeza do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) afundou no Rio Tietê, na Zona Norte de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (13). Segundo o departamento, no momento do incidente não havia ninguém na plataforma e, por isso, não houve feridos. No início desta tarde, técnicos da empresa proprietária do equipamento estavam no local, na altura da Ponte da Casa Verde, para recuperar a plataforma e retomar os trabalhos de desassoreamento do rio. De acordo com o Daee, apesar da presença de uma retroescavadeira sobre a plataforma, não houve prejuízos materiais (Foto: Rafael Brito/Futura Press/AE)
O chefe do Estado Maior Administrativo da Polícia Militar, coronel Robson Rodrigues da Silva, informou na tarde desta sexta-feira (10) que 59 policiais foram presos e mais de 100 foram indiciados por crime militar ou transgressão disciplinar de natureza grave.
Nove dos 11 policiais considerados líderes do movimento que tiveram mandados de prisão expedidos pela Auditoria de Justiça Militar, estão entre os presos. Outros cerca de 50 estão presos administrativamente.
Após concederem entrevista coletiva, na manhã desta sexta-feira, os líderes do movimento grevista das polícias e bombeiros do Rio de Janeiro saíram em caminhada até o Quartel-General para se entregar voluntariamente. O cabo João Carlos Gurgel e o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Rio (Sindpol) Carlos Gadelha, lideraram o ato até o Quartel General da PM, na Rua Evaristo da Veiga, no Centro do Rio. Eles foram acompanhados pelo policial civil Francisco Chao e pelo major Hélio de Oliveira, do sindicato de oficiais inativos da PM. Logo depois, Francisco Chao anunciou que só ficaram detidos no QG o cabo Gurgel e o major Hélio de Oliveira.
Mandados de prisão
Um pouco antes, o porta-voz da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Frederico Caldas, tinha informado que já foram emitidos 11 mandados de prisão contra os líderes da greve da PM. Segundo ele, os responsáveis pelo movimento serão submetidos a conselhos de disciplina. "É inaceitável romper o juramento que fizemos à sociedade. O pacto entre a população e a PM não deve ser rompido", disse Caldas. De acordo com o comando grevista, 10 militares cumprem prisão administrativa no 10º BPM (Barra do Piraí).
O porta-voz da Polícia garantiu que a situação é de absoluta tranquilidade em todo o Estado. "No mapeamento feito por volta das 7h constatamos a ocorrência de problemas pontuais em São Cristóvão e Leblon, logo resolvidos pelos comandantes dos Batalhões. Todos os comandantes estão presentes nas suas unidades, o que possibilita uma resposta imediata, caso algum PM tente abandonar o serviço ou retornar ao Batalhão. Nós nos preparamos para que os serviços não fossem interrompidos", explicou.
Frederico Caldas informou a ocorrência de um ataque a uma viatura policial na Avenida Brasil. Segundo ele, o veículo foi atacado por cerca de 15 motociclistas, mas não houve feridos. "Não trabalhos com a hipótese de represália, mas estamos reforçando o policiamento nas vias especiais. O Bope e o Batalhão de Choque reforçam ainda mais o patrulhamento", acrescentou. O porta-voz informou ainda que policiais do Bope estão sendo enviados para o município de Campos, para reforçar o policiamento local.
Quanto à situação nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), Caldas enfatizou que estão em situação de absoluta normalidade. "O número de faltas é desprezível para uma anormalidade. Não houve qualquer tipo de movimentação. A resposta dos policiais foi gratificante, apesar de serem jovens policiais, se comportaram de uma maneira muito madura e profissional", elogiou.
Frederico Caldas garantiu também o policiamento neste fim de semana, quando mais de 100 blocos desfilam pelas ruas da cidade. "A nossa certeza é que a cidade segue vida normal. Garantimos os desfiles de blocos, as praias e os jogos do final de semana. Isso é um compromisso nosso e não abrimos mão disso".
A ministra Eliana Calmon, corregedora nacional da Justiçae pivô da crise entre as associações de juízes e o Conselho Nacional de Justiça, declarou-se “muito feliz” com adecisão provisória do Supremo Tribunal Federal que reforçou a competência do CNJ para abrir processos disciplinares contra magistrados à revelia das corregedorias dos tribunais. E admitiu que esse entendimento — ao reforçar “amplos poderes” para o CNJ — terá “repercussão” no julgamento futuro do mandado de segurança em que a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) contesta o ato em que ela determinou a quebra do sigilo bancário e declarações de renda de magistrados, servidores e seus familiares, em 22 tribunais, sem autorização judicial prévia.
No entanto, a corregedora fez questão de esclarecer que a decisão do STF sobre a “competência concorrente” e não apenas “subsidiária” do CNJ, em face das corregedorias estaduais “ainda é provisória”. Assim, a liminar do ministro Marco Aurélio continua “em plena eficácia” até a publicação do acórdão do julgamento. Além disso, ela lembrou que o plenário do STF só vai concluir o julgamento referente ao referendo da liminar na próxima quarta-feira, já que ainda serão analisados quatro artigos da Resolução 135/11, atacada na ação de inconstitucionalidade da AMB.
Justiça engrandecida
Em entrevista coletiva na sede do CNJ, na tarde desta sexta-feira, Eliana Calmon disse inicialmente que queria “agradecer ao povo brasileiro à sociedade, que acompanharam todo esse movimento de cidadania”.
“Tudo isso foi ocasionado pelo próprio STF que, numa atitude de vanguarda e de prudência, adiou 13 vezes a votação, para que fosse possível à sociedade discutir e amadurecer as ideias. Só depois disso é que o STF começou a julgar a tese que tem grande importância e relevância social. Dai porque acho que a justiça brasileira está engrandecida com essa maturidade e com essa posição do Supremo. Em 32 anos de magistratura, nunca vi, no Brasil, uma discussão tão ampla e tão participativa da sociedade como um todo, das pessoas mais simples aos juristas mais renomados”, afirmou a ministra-corregedora do CNJ.
Apoio da magistratura
Eliana Calmon espera que eventuais “mágoas” e “questionamentos de ordem pessoal” fiquem “zerados” ao final dos julgamentos pelo STF das ações sobre os limites dos poderes investigativos do CNJ.
“Vamos todos — as corregedorias todas e as associações de juízes — dar as mãos, para fazer a justiça que o Brasil precisa. Tenho tido muito apoio da magistratura brasileira que, em sua grande maioria, comunga com o entendimento de que é necessário fiscalizar, o que engrandece os bons juízes, que trabalham sem que alguém fiscalize seus procedimentos” - disse ainda a ministra.
Ela reafirmou não existir nenhuma “devassa ou caça às bruxas” no âmbito do CNJ, e explicou que a maioria das representações que chegam à Corregedoria Nacional são encaminhados para as corregedorias dos tribunais estaduais. “Só tomamos a iniciativa de agir originariamente quando se trata de representações contra desembargadores - casos em que é mais difícil a apuração pelos próprios tribunais - ou quando o juiz reclamado tem algum problema com os próprios colegas. Isso não significa, como dizem alguns, que fazemos uma seleção de “processos midiáticos”. Basta dizer que, hoje, tenho em tramitação da Corregedoria, parados, 56 processos. E sabem vocês de algum nome que está sob investigação? Não sabem, porque, nessa primeira fase, os processos são sigilosos, já que não temos ainda uma base para saber se são verdadeiros os fatos apresentados”, comentou Eliana Calmon.
Manifestantes colocam 513 pedras na Esplanada em ato contra crack (Postado por Lucas Pinheiro)
Ato público realizado nesta quarta-feira (1º) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, tenta sensibilizar os deputados federais para a situação de risco dos usuários de crack no país. Voluntários do projeto Força Jovem Brasil colocaram 513 pedras pintadas de branco no gramado em frente ao Congresso Nacional. De acordo com o coordenador do projeto, Thiago Magalhães, as pedras representam cada deputado. "É um ato silencioso. Queremos chamar atenção para um problema sério que vem devastando, principalmente, os jovens.
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF)
- Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia.
Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.