domingo, 7 de julho de 2013

Papa João XXIII é canonizado pela Igreja

Ele foi o responsável por convocar o Concílio Vaticano

 
Canonizado nesta sexta-feira (05) junto com o Papa João Paulo II, o Papa João XXIII teve papel fundamental para a Igreja Católica durante o seu curto período de papado, que durou cinco anos.



Ele foi o responsável por realizar o Concílio Vaticano II, ato que promoveu profundas mudanças e aproximou mais a igreja dos católicos.
Nascido em Sotto Il Monte, na província italiana de Bérgamo, em 25 de novembro de 1881, Angelo Giuseppe Roncalli, o Papa João XXIII, era considerado como um homem simples que pregava sempre a bondade entre os povos, tanto que foi conhecido durante o seu papado como o “Papa bom”.
Oriundo de uma família extremamente católica, Roncalli ingressou ainda jovem no Seminário de Bérgamo, local onde começou a escreverDiário da Alma, livro de sua autobiografia, onde estão reunidos os seus escritos espirituais entre 1895 e 1961, inclusive os da época de pontificado.
Roncalli era franciscano e, em 1897, professou a regra da Ordem Franciscana Secular, organização da Igreja Católica destinada a reunir fiéis leigos e o clero diocesano. Já entre 1901 e 1905, devido a uma bolsa de estudos da Diocese de Bérgamo, ele virou aluno do Pontifício Seminário Romano.
O Papa João XXIII teve participação nas duas Grandes Guerras. Em 1915, quando a Itália ingressou na I Guerra Mundial, ele foi alistado como sargento do corpo médico e capelão militar dos soldados feridos.
Já na II Guerra Mundial, o Papa João XXIII teve papel fundamental na ajuda aos judeus. Nesta época, Roncalli vivia na Turquia, que era neutra, e conseguiu salvar os judeus através da distribuição gratuita de permissões de trânsito fornecidas pela Delegação Apostólica, de certificados de batismo temporários e de certificados de imigração para a Palestina.
Concílio Vaticano II
Com a morte do Papa Pio XII, em 1958, um conclave foi realizado para escolher o novo Papa. A intenção dos cardeais era escolher um Papa idoso e, assim, Roncalli foi eleito, pois já tinha 77 anos. Por esta razão, ele era considerado um Papa de transição.
Por acreditar ser necessária a renovação da Igreja Católica, o Papa João XXIII convocou o Concílio Vaticano II, entre 1962 e 1965, cuja ideia ele afirmava ser uma inspiração súbita do Espírito Santo. A convocação gerou muita surpresa entre os católicos.
Os Concílios da Igreja Católica são um esforço comum para preservar a igreja. O Concílio Vaticano II, especificamente, foi convocado pela necessidade de adequar a Igreja Católica com os acontecimentos contemporâneos. Em 1995, o Papa João Paulo II classificou o Concílio Vaticano II como o “momento de reflexão global da Igreja sobre si mesma e sobre as suas relações com o mundo".

Tags: igreja, João, judeus, palestina, papa

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial