terça-feira, 31 de janeiro de 2012


Médicos retiram com

sucesso feto da barriga

de menino peruano

31 de janeiro de 2012  15h48  atualizado às 16h44Imagem mostra o menino com seu pai, antes da cirurgia para a retirada do feto. Foto: AP

Imagem mostra o menino com seu pai, antes da cirurgia para a retirada do feto
Foto: AP

Uma equipe de cirurgiões peruanos realizou com sucesso uma cirurgia para a retirada de um feto gemelar da barriga de uma criança de 3 anos de idade, que horas depois da operação, já se encontrava passeando pelos corredores do hospital Las Mercedes, da cidade de Chiclayo. O pequeno Isbac Pacunda, nascido em uma comunidade nativa da região florestal de Loreto e operado na segunda-feira, acordou com um bom semblante e na manhã desta terça-feira já caminhava tranquilamente pelo hospital.
O menino foi operado por uma equipe de médicos, dirigida pelo cirurgião pediatra Carlos Astocóndor, para extrair um feto de um irmão gêmeo que não chegou a se desenvolver e ficou enquistado no tecido de seu estômago, como uma espécie de tumor. Após a cirurgia, Astocóndor explicou que o corpo extraído tinha braços, pernas e coluna vertebral, mas sem órgãos internos, e se encontrava encapsulado na barriga da criança.
Ontem, os médicos chegaram a afirmar que o feto tinha 700g, mas após a cirurgia foi confirmado que o peso era de 1,2 kg e media aproximadamente 25 cm. "Graças ao encapsulamento do feto, este não comprometeu nenhum órgão vital da criança, que só tinha um laço com um rim. Aliás, por conta deste fato, a cirurgia acabou se prolongando um pouco mais", afirmou o médico, que especificou que a intervenção durou aproximadamente quatro horas.
Segundo o chefe de relações públicas do centro médico, a criança deverá permanecer pelo menos mais dez dias no hospital, tempo em que os médicos estarão acompanhando sua recuperação e os possíveis problemas que possam aparecer após a cirurgia. A presença do feto gemelar, que se apresenta em uma proporção de um para cada 500 mil nascidos vivos, foi confirmada há umas semanas pelos médicos do hospital de Chiclayo.
Isbac é o terceiro dos quatros filhos e está em Chiclayo com seu pai, Leónidas Pacunda, que necessitará de ajuda econômica para pagar sua estadia nessa cidade e os remédios da criança, que não estão custeados pelo seguro social. "O pós-operatório é muito delicado e necessita de constantes medicações para evitar as infecções", indicou o porta-voz, que assinalou que as empregados, os médicos e os moradores locais colaboraram para ajudar a pagar as despesas adicionais deste caso.
EFE
Menino peruano de três anos
leva irmão gêmeo na barriga

Redação SRZD | Internacional | 31/01/2012 10h45

Um caso desafia a ciência no Peru. Um menino de três anos leva na barriga o feto do irmão gêmeo e passou por uma cirurgia nesta segunda-feira para retirada do embrião.

Isbac Pacunda foi submetido a exames de tomografia e ecografia que detectaram o feto de 700 gramas e 25 centímetros de tamanho.

De acordo com o cirurgião pediatra, Carlos Astocondor, o caso ocorre no momento em que o óvulo fecundado está se formando e antes do início do desenvolvimento do embrião. Os médicos responsáveis afirmaram que a chance de um feto ir para o corpo do gêmeo ("Fetus in fetu") é uma a cada 500 mil nascimentos.

O feto não desenvolveu órgãos como pulmões, intestinos, coração ou cérebro, no entanto, tem ossos nos membros superiores e inferiores, ossículos nas mãos e pés, olhos, além de couro cabeludo no crânio.

A família do menino mora em Ajachin, uma comunidade de índios aguarunas localizada na área amazônica de Loreto. O pai Leonidas Pacunda viajou com o filho por 375 quilômetros até Chiclayo, capital da região de Lambayeque.

Antes de Isbac nascer, há três anos, os médicos disseram a Leonidas que se tratavam de gêmeos, mas, segundo o agricultor, "isso nunca ocorreu". A existência do feto foi percebida no corpo do menino no Hospital Las Mercedes, em Chiclayo. Antes de detectarem o que chamam de "gêmeo parasita no estômago", o garoto sentia dores fortes com frequência.

Leia também:

- Múmia é diagnosticada com câncer de próstata

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial