domingo, 22 de julho de 2012


Na Alemanha, Alonso vence 3ª no ano e dispara na ponta; brasileiros vão mal

Espanhol abre maior vantagem na liderança até o momento. Massa e Senna se envolvem em acidentes na volta inicial e fecham em 12º e 17º, respectivamente


Por GLOBOESPORTE.COM

Hockenheim, Alemanha


Fernando Alonso está de bem com a vida. Divorciado da cantora Raquel del Rosario desde o fim de 2011, o espanhol apareceu de namorada nova em Hockenheim, a modelo russa Dasha Kapustina, de 22 anos. Se a fase é boa fora da pista, dentro dela é ainda melhor. Pole position, o bicampeão mundial venceu de ponta a ponta o GP da Alemanha e abriu a maior vantagem vista até agora no ano. Com dez das 20 corridas realizadas, Alonso lidera com 154 pontos, 34 a mais que Mark Webber, da RBR. Jenson Button, da McLaren chegou a ameaçá-lo nas últimas voltas, mas o piloto da Ferrari conseguiu administrar a diferença até a bandeirada, para faturar a terceira corrida em 2012, a 30ª na carreira.
Na penúltima volta, Sebastian Vettel ultrapassou Jenson Button usando a área de escapa da pista e cruzou em segundo. Entretanto, após a corrida ,o piloto da RBR foi punido pela direção de prova em razão da manobra irregular. Com o acréscimo de 20s em seu tempo, Vettel caiu para a quinta colocação. Assim, Button, Kimi Raikkonen (Lotus) e Kamui Kobayashi (Sauber) subiram uma posição cada.
Se o sábado foi ruim para Felipe Massa e Bruno Senna, o domingo conseguiu ser ainda pior. Os dois se envolveram em acidentes logo na primeira volta. Massa quebrou o bico da Ferrari ao se chocar na STR de Daniel Ricciardo na largada e Bruno tocou na Lotus de Romain Grosjean algumas curvas depois. O brasileiro da Ferrari completou a prova na 12ª posição, enquanto Bruno foi apenas o 17º.
fernando alonso ferrari gp da Alemanha (Foto: Agência Reuters)Alonso estoura champanhe para comemorar terceira vitória na temporada (Foto: Reuters)
Quem também não teve um bom dia foi Lewis Hamilton. Em seu 100º GP da carreira, o britânico não teve motivo nenhum para celebrar. Sofreu com um pneu furado no início da corrida, caiu para o fim do pelotão e abandonou a nove voltas do fim, com problemas mecânicos.
A Fórmula 1 volta no próximo fim de semana, para o GP da Hungria, válido pela 11ª etapa da temporada. A prova no circuito de Hungaroring terá transmissão ao vivo da TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.
Brasileiros começam mal Foi um início de prova muito movimentado em Hockenheim. Enquanto Alonso manteve a ponta na largada, os pilotos da casa, Vettel e Schumacher, brindaram a torcida alemã com um belo duelo na primeira volta. Já para os brasileiros, o começo foi péssimo. Massa tocou a STR de Ricciardo logo na primeira curva e perdeu a asa dianteira da Ferrari. Segundos depois, Bruno se chocou com a Lotus de Grosjean e danificou o bico e o pneu dianteiro esquerdo de sua Williams. Os dois tiveram que seguir para os boxes e caíram para o fim do pelotão. E no sobe e desce das primeiras voltas, Pérez e Button foram os destaques positivos. Partindo da 17ª colocação do grid, o mexicano emendou uma sequência de ultrapassagens e, em poucas voltas, já se encontrava entre os dez primeiros. Button também ganhou posições importantes. Sexto na largada, o britânico ultrapassou Schumi na 11ª volta para assumir a terceira colocação. Após a primeira rodada de pit stops, Alonso manteve a ponta, três segundos à frente de Vettel. Button era o terceiro, seguido por Raikkonen, que fazia boa prova após largar em 10º. Atrás deles vinha Schumacher. Prejudicados no começo da prova, Massa, Hamilton, Grosjean e Senna apareciam, respectivamente, em 17º, 18º, 20º e 21º.
Hamilton "penetra" Na 28ª volta, Vettel colou em Alonso. Mas no meio da briga pela liderança, apareceu um intruso chamado Hamilton. O piloto da McLaren havia levado uma volta dos dois primeiros colocados, mas estava mais rápido. Na 35ª volta, o britânico não tomou conhecimento de Vettel e tirou a volta de desvantagem. Apesar de inusitada, a manobra de Hamilton não era irregular. Quem lucrou com isso foi o companheiro dele, Button, que se aproximou dos dois primeiros colocados.
Manobra polêmica de Vettel E os segundos perdidos por Vettel fizeram falta. Após mais uma parada nos boxes, o alemão voltou lado a lado de Button, mas não conseguiu segurar a segunda colocação. O inglês partiu para cima de Alonso e chegou a reduzir a diferença para menos de 1s. Entretanto, o espanhol conseguiu administrar a vantagem e cruzou na primeira colocação. Na penúltima volta, Vettel deu o troco em Button e cruzou em segundo. Mas a manobra do alemão, usando a área de escape, foi considerada irregular pela direção de prova e o piloto foi punido com acréscimo de 20s, caindo para quinto lugar, sendo superado também por Raikkonen e Kobayashi. O finlandês da Lotus, que largou em 10º, e o japonês da Sauber, 12º no grid, foram dois destaques positivos da prova. Outro que escalou o pelotão foi Sergio Pérez, companheiro de Kobayashi no time suíço. O mexicano partiu de 17º para cruzar na sexta posição.Confira o resultado final do GP da Alemanha (67 voltas): 1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1h31m5s862 2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 6s949 3 -Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 16s409 4 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 21s925 5 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 23s732 * 6 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 27s896 7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 28s960 8 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 46s900 9 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 48s100 10 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 48s800 11 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 59s200 12 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1m11s400 13 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m16s800 14 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 1m16s900 15 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 1 volta 16 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta 17 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 1 volta 18 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 1 volta 19 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 2 voltas 20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 2 voltas 21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 3 voltas 22 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 3 voltas 23 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - a 3 voltas Não completou24 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – abandono na volta 58 * Vettel foi punido com acréscimo de 20s por ultrapassagem irregular sobre Button


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial