sexta-feira, 9 de março de 2012


Tempestade solar chega enfraquecida à Terra


Tempestade deixou um rastro de espetaculares auroras boreais, mas seu efeito pode se agravar nas próximas horas

NASA/ Wikimedia Commons
Erupção Solar
Os especialistas indicaram que a atual temporada de tempestades é a mais intensa registrada desde setembro de 2005 e que estas provocam efeitos especiais únicos como as auroras boreais, além de interferir nas comunicações
Washington - A forte tempestade solar esperada para atingir a Terra nesta quinta-feira chegou mais fraca do que se estimava e deixou um rastro de espetaculares auroras boreais, mas seu efeito pode se agravar nas próximas horas e causar interferências nascomunicações.
A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos indicou que uma grande explosão de material procedente de uma ejeção de massa da coroa do Sol chegou à Terra por volta das 8h (de Brasília), o que causou uma tempestade geomagnética que pode alcançar seu nível mais alto nas próximas 24 horas.
Isto significa que o fenômeno pode afetar as comunicações por rádio de alta frequência - como as usadas pelos aviões -, os sistemas GPS e algumas interrupções no fornecimento de energia, embora neste caso de menor importância, dependendo dos limites de corrente elétrica.
'Após tudo o que dissemos, não foi um evento tão terrivelmente forte', assinalou o físico Joe Kunches, do NOAA, em entrevista coletiva.
Os prognósticos da Nasa - agência espacial americana - previam uma forte tempestade geomagnética, mas o Observatório de Dinâmicas Solares (SDO, na sigla em inglês) indicou que o impacto foi mais fraco que o esperado e provocou uma tempestade menor, com intensidade 1 (numa escala que vai até 5).
No entanto, os cientistas indicam que a tempestade pode se intensificar nas próximas horas, dependendo das condições eletromagnéticas da mancha solar na qual se originaram as dois grandes labaredas solares que causaram a tempestade.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial