quinta-feira, 16 de junho de 2011

Eclipse total da Lua visto em Fortaleza

Publicado em 16 de junho de 2011
Clique para Ampliar
Evento começou a ser visível no céu do Ceará a partir das 17h22; pouca nebulosidade facilitou a observação
FOTO: KID JUNIOR
Fenômeno pôde ser observado em parte do Brasil e da América do Sul e também da África, Ásia e Austrália
O eclipse total da lua pôde ser observado em Fortaleza a partir das 17h22 de ontem. O fenômeno teve início às 16h22 (horário de Brasília), o que significa que, quando o astro começou a ser observado nos céus do Ceará, o evento já tinha atingido seu grau máximo. A duração total foi de 3h39min, terminando, portanto, às 20h01.

Veja galeria de imagens


Além de parte do Brasil e de outros países da América do Sul, foi possível avistar o eclipse, a olho nu, também em parte da África, Ásia Central, Leste da Ásia e Austrália. Em Fortaleza, o céu com pouca nebulosidade na noite desta quarta-feira facilitou a observação do fenômeno.

De acordo com Paulo Régis, membro do Clube de Astronomia de Fortaleza "um eclipse lunar ocorre quando a lua adentra a sombra que a Terra projeta no espaço. Tal evento só acontece quando há um alinhamento Lua-Terra-Sol, ou seja, quando nosso satélite natural está na fase de lua cheia".

O próximo eclipse total da lua será no dia 10 de dezembro, mas só será visível em países da Europa, Oceania, Ásia e América do Norte. O mesmo fenômeno poderá ser observado novamente no Brasil somente em abril de 2014.

Eclipses repetem-se com uma regularidade estudada há milhares de anos na Babilônia e na China. Esta regularidade é conhecida como Ciclo de Saros, que significa, justamente, "repetição", e que leva em conta as posições da Terra e da Lua em relação a suas órbitas e à distância entre os astros.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial