quinta-feira, 17 de junho de 2010

Fora da escola, jovens entre 15 e 17 anos preferem a rua e trabalho (Pastora Simone Paim)



Diego Alves

No Brasil, 18% dos jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola de acordo com pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada).
Em Mato Grosso do Sul existem 212.966 jovens entre 15 e 19 anos, de acordo com a Contagem da População de 2007 feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística).
De acordo com a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, em 2009 havia 91.662 alunos matriculados no Ensino Médio em 413 escolas, federais, estaduais, municipais e particulares. Atualmente o faz levantamento atual para saber o indíce da evasão escolar entre adolescentes e jovens que ao invés de estarem ociosos, deveriam ser cidadãos ativos nos estabelecimentos de ensino.
Ainda de acordo com a Secretaria, 12,9% desses adolescentes abandonaram a escola em 2008 e 15,7% reprovaram no mesmo ano. Conforme a pesquisa, o índice de reprovação também influência os jovens a largarem dos estudos.
Um exemplo de quem está fora da escola é o de Elaine Santos de Souza, 17. Mãe de um menino de 1 ano e 8 meses, ela teve que deixar a escola para procurar emprego. “Pensava em procurar um emprego, o problema é que eu não tinha lugar para colocar o meu filho [João Vitor de 1 ano e 8 meses] em uma creche no Zé Pereira”. Reginaldo Coelho

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial